Avitaminoses

  De seguida iremos apresentar algumas doenças provocadas pela falta de certas vitaminas. Iremos falar somente de três: raquitismo, escorbuto e beribéri; mas é óbvio que existem mais.

  Raquitismo

Picture
   A vitamina D é essencial para permitir que o corpo absorva o cálcio, que é utilizado na calcificação e manutenção dos ossos. O raquitismo normalmente surge na infância, e manifesta-se através de graves deformações do esqueleto, ficando a criança com a coluna vertebral curva e as pernas arqueadas.  

  A ausência de vitamina D pode ser o resultado de diversos factores. Uma exposição insuficiente à
luz solar (ultravioleta) pode ser um deles, pois os raios ultravioletas quando entram em contacto com a pele transformam a vitamina D4 em vitamina D3, a forma activa da vitamina D.  O tratamento desta doença envolve uma maior exposição aos raios solares ultravioletas.Uma quantidade suficiente de raios ultravioleta do sol a cada dia e fornecimento adequado de cálcio e fósforo na dieta podem prevenir o raquitismo.


  Escorbuto

Picture
   O escorbuto é uma doença que tem como primeiros sintomas inchaço e hemorragias nas gengivas, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, além de os dentes começarem a abanar. É provocada pela grave falta de vitamina C na dieta.A ingestão diária de frutas, legumes e vegetais frescos, ricos em vitamina C, previne o escorbuto. Esta doença persiste ainda na actualidade, não só entre populações sem acesso a uma alimentação equilibrada e saudável, mas também nos países desenvolvidos, entre a população com baixos níveis de consumo de fruta e legumes frescos.


  Beribéri

Picture
  O beribéri é uma doença provocada pela falta de vitamina B1 no organismo, o que provoca fraqueza muscular e dificuldades respiratórias. A doença pode ainda provocar uma deficiência nutricional chamada de Beribéri cardíaco.

  A cura da doença dá-se pela administração da vitamina B1. Os alimentos que são ricos nesta vitamina são: cereais em grão, leite, legumes, ovos, peixes. A redução da ingestão do álcool, já que este dificulta a absorção da vitamina, também contribui tanto para a prevenção desta doença, como “ajuda” na cura da mesma.