Desiquilíbrios alimentares na adolescência

  Todos nós comemos, não só porque necessitamos de o fazer, como também porque nos dá prazer. No entanto, como em qualquer comportamento humano, o modo de nos alimentarmos varia drasticamente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas comem mais, outras menos; algumas engordam com facilidade, outras não. Mas algumas pessoas chegam ao extremo de se magoarem a si mesmas, comendo em excesso ou restringindo a sua alimentação de uma forma abusiva.
 
Por isso, os distúrbios alimentares tornaram-se, nos últimos 15 anos, alvo de intensas pesquisas, dado o grande aumento de sua incidência na população jovem, principalmente nos adolescentes. Estudos na década de 80, nos EUA, revelaram que a anorexia nervosa é a terceira doença crónica mais comum entre adolescentes do sexo feminino (10 a 20 mulheres para 1 homem), só perdendo para asma e obesidade.

  Anorexia

Picture
  A anorexia é uma doença do foro psíquico, que afecta sobretudo as adolescentes do sexo feminino, ainda que possa surgir nos dois sexos e em qualquer idade. Inicia-se por uma redução na ingestão de alguns alimentos, porque a jovem considera que são os responsáveis quer pelo seu aumento de peso quer por alguns transtornos digestivos.

  Progressivamente as restrições vão sendo alargadas a outros alimentos, ao mesmo tempo que se observam mudanças profundas no comportamento. A adolescente começa a ficar obcecada pela perda de peso e toda a sua vida roda em torno desse objectivo.

  Em geral trata-se de raparigas inteligentes, provenientes de famílias de classe média/alta que gostam de agradar. A opinião dos outros, principalmente dos que estão mais próximos, é de extrema importância. Não obstante, também as restantes raparigas podem vir a sofrer desta doença.

  Embora o termo "anorexia" signifique "perca de apetite", o que se passa na realidade é que a pessoa com anorexia mantém o seu apetite normal, no entanto, controla-o drasticamente.

  Alterações comportamentais

Picture
  Numa primeira fase, pode parecer que anda apenas preocupada, demasiado séria ou compenetrada, mas rapidamente se assiste a um afastamento do grupo de amigos e isolamento.

  Outra questão importantíssima, prende-se com a alteração da imagem corporal. A imagem reflectida no espelho não é a mesma que a jovem , pelo que só assim se explica o facto de muitas chegarem a apresentar um aspecto esquelético, mas continuarem a afirmar que se sentem demasiado gordas.  

  Possíveis causas

  Como foi referido anteriormente, ainda que possamos ser levados a pensar que tudo se deve à tentativa de enquadramento em determinados padrões de beleza mais valorizados pela sociedade, o problema da anorexia não passa necessariamente por aí, sendo este factor apenas mais um que pode vir a acentuar o problema.

  Por este motivo, há alguns anos em Espanha, algumas lojas direccionadas para a população mais jovem, viram-se obrigadas a alterar a numeração da roupa de forma a não assustar as jovens e conduzi-las a dietas desnecessárias. É que, para uma adolescente, é dramático perceber que veste medida 40, mesmo que essa medida seja o equivalente a um 36 de outra marca!

  Para além disso, as características de personalidadeestão também frequentemente associadas à anorexia. Em regra as anorécticas são boas alunas, quer em aproveitamento escolar, quer em comportamento, o que faz com que os pais depositem nelas grandes expectativas e tendam a exigir bastante. 

  Por outro lado, a genética é também apontada como um factor desencadeante. Constata-se que filhos ou familiares próximos de alguém que sofreu de anorexia, têm maior predisposição para desencadearem a doença.  

  Consequências

 
  Ü 
Raparigas


àEm muitos casos acabam por perder a identidade
àHá uma tendência para o suicídio
àDesmotização de vida
àDesnutrição grave
àParagem cardíaca, devido a uma baixa de potássio no sangue
àA adolescente anoréctica envelhece prematuramente
àOs cabelos caiem
àA pele seca enrruga-se
àAs unhas ficam quebradiças
àA pulsação é mais lenta
àA tensão arterial baixa
àOs períodos menstruais tornam-se extremamente irregulares

  Embora todo o trabalho seja focado nas adolescentes, a anorexia também pode ocorrer nos rapazes, sendo estas as suas principais consequências:

  Ü  Rapazes 

àPerda de capacidade de erecção
àPerda gradual do desejo sexual
àTendência para maior agressividade e isolamento social
àHiperactividade física
àPerturbações do sono

  É preciso procurar ajuda

Picture
  Muitas vezes os pais levam algum tempo a aperceberem-se do que se está a passar, até porque a jovem mantém as aparências e não se mostra cansada, chegando até a exagerar na actividade física.

  Como em regra a anoréctica não tem consciência do seu estado debilitado, cabe à família a difícil tarefa de a convencer a procurar e a aceitar a ajuda. É importante salientar que a anorexia é um doença grave que não sendo detectada a tempo e convenientemente tratada pode conduzir à morte.

  O tratamento da anorexia é longo e implica que exista uma relação de profunda confiança entre a doente e o médico, pois só assim haverá uma evolução do tratamento.


  Obesidade

Picture
  Pode-se definir a obesidade como sendo o acumulo excessivo de gordura no organismo. Teoricamente, sempre que houver uma ingestão de calorias maior do que o gasto energético, haverá excesso de calorias na forma de gordura. O corpo humano armazena estas calorias extras nesta forma, porque este é o meio mais eficaz. Para se ter uma ideia disto pode considerar-se que um grama de gordura equivale a nove calorias, e um grama de hidratos de carbono (açúcares), ou um grama de proteínas apenas equivalem a quatro calorias.

   A obesidade é uma doença com grande incidência nos países de maior desenvolvimento – atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, reduz a qualidade de vida, tem consequências graves para a saúde e leva frequentemente á morte.

   O homem de hoje esforça – se menos fisicamente e isso diminui o gasto de energia na forma de calorias. Por outro lado, a facilidade em adquirir os “fast foods” e alimentos prontos congelados, geralmente ricos em calorias, mudaram o padrão alimentar do homem moderno, que passou a consumir mais gordura na forma de frituras, óleos, maioneses, chocolates e sorvetes cremosos. A obesidade caracteriza-se também como um problema de natureza estética e psicológica, além de ser um grande risco para a saúde. Segundo um estudo realizado pela OMS, cerca de 300 milhões de pessoas são actualmente obesas.

   O excesso de peso, por exemplo, dificulta a prática desportiva e pode levar ao isolamento social e á depressão.

  Saúde: Estado de bem-estar físico, mental e social.



Picture